19/03/2012

ProFIS

Chronicle of Higher Education destaca programa interdisciplinar da Unicamp

Estratégia para dar acesso a estudantes de escolas públicas à universidade chama atenção de especialistas internacionais

Pesquisadora Ana Maria Carneiro, do Nepp, apresenta seminário sobre o ProFIS nesta quarta-feira (21) às 16h, no auditório do Instituto de Geociências; artigo na revista Ensino Superior Unicamp que circula em abril traz detalhes sobre o programa Em reportagem exclusiva para assinantes publicada em seu website, o periódico americano Chronicle of Higher Education apresenta um perfil do ProFIS, ou Programa Interdisciplinar de Educação Superior, mantido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O jornal se refere ao programa como “um modo de dar a estudantes economicamente menos favorecidos, porém talentosos, uma educação mais ampla e uma porta de entrada na faculdade” e diz que já “capturou a imaginação de especialistas internacionais”.

Pelo ProFIS, estudantes selecionados de escolas públicas do ensino médio de Campinas têm acesso a um curso interdisciplinar de dois anos que os prepara para, depois, cursar uma das carreiras tradicionais oferecidas pela Unicamp.

O Chronicle menciona dificuldades enfrentadas pelos estudantes, como a carga pesada de estudos, e chama ainda atenção para o fato de que programas de artes liberais são raros no Brasil, onde a educação superior tem, tradicionalmente, foco na especialização.

A reportagem original em inglês pode ser lida, por assinantes, neste link.