07/12/2011

Propriedade intelectual

Universidades dos EUA ampliaram transferência de tecnologias em 2010

Volume de licenciamentos para start-ups cresceu 14% em relação ao ano anterior, aponta AUTM

'A recessão econômica continua a afetar as universidades, entretanto, nós estamos satisfeitos em ver que a criação de start-ups permaneceu forte', diz Shawn Hawkins, vice-presidente de pesquisas da AUTM As universidades norte-americanas ampliaram em 2010 a atividade de comercialização de tecnologias geradas em seus campi e formaram mais start-ups do que no ano anterior, apesar do momento de instabilidade provocado pela crise econômica. Dados divulgados em 22 de novembro pela Associação de Gestores de Tecnologias de Universidades (AUTM, na sigla em inglês) mostram que no ano fiscal de encerrado em 2010 houve um aumento de 10,6% na criação de start-ups em relação ao ano anterior. O relatório da AUTM revela que 651 novas empresas foram criadas a partir das universidades dos Estados Unidos.
 
No período, houve um aumento de 14% no licenciamento de tecnologias para start-ups, mas apenas uma pequena elevação 0,6% no licenciamento em geral. O destaque foi o forte crescimento de 15% no total de licenciamentos ativos ao final do ano fiscal de 2010, totalizando 38.528 contratos em vigor. O levantamento com 183 instituições reúne informações quantitativas relacionadas a universidades, hospitais e instituições de pesquisa norte-americanas.
 
Instituições obtiveram US$ 2,4 bilhões de renda de licenciamentos em 2010, alta de 3% em relação a 2009 "Os dados nos fornecem um breve olhar sobre o estado da transferência de tecnologia acadêmica. Neste ano, os dados revelam que a recessão econômica continua a afetar as universidades, entretanto, nós estamos satisfeitos em ver que a criação de start-ups permaneceu forte", afirmou Shawn Hawkins, vice-presidente de pesquisas da AUTM, segundo comunicado divulgado à imprensa.
 
No ano passado, essas instituições obtiveram US$ 2,4 bilhões de renda de licenciamentos, o que significou uma elevação de 3% em relação a 2009. As universidades, hospitais e instituições de pesquisa depositaram no ano passado 12.281 patentes nos EUA (alta de 1,4%) e obtiveram o registro de 4.469 patentes no USPTO, o escritório de patentes norte-americano. Segundo a AUTM, as instituições ouvidas registraram um total de 20.642 comunicações de invenção, um número 1,6% superior ao de 2009.