17/02/2014

Valor Econômico

Companhias brasileiras de energia são alvo de ciberataque

Proximidade da Copa e dos Jogos Olímpicos torna o país "alvo atraente", considerando os prejuízos que a falta de energia causaria nesse momento, diz analista

Cibelle Bouças
Um novo ataque via internet, intitulado "Houdini", tem sido responsável pelo roubo de dados sigilosos de empresas. O principal alvo das últimas quatro semanas são companhias brasileiras do setor de energia, de acordo com um relatório realizado pela Trend Micro, empresa global de segurança da informação com sede no Japão.
 
De acordo com o levantamento, 425 computadores de empresas brasileiras foram invadidos, sendo essa a maior invasão conseguida com esse ataque no mundo. O segundo país mais atacado foi a Índia, com 221 computadores infectados em quatro semanas.
 
Leonardo Bonomi, diretor de serviços e suporte da Trend Micro, mantém em sigilo os nomes das empresas afetadas, mas disse que quase todas são do setor de energia. Instituições financeiras também foram vítimas, disse. "Esse tipo de ataque é feito para roubar informações das companhias para espionagem industrial", afirmou.
 
Para o diretor, a proximidade dos jogos da Copa do Mundo da Fifa e a realização dos Jogos Olímpicos em 2016 tornam o Brasil um alvo atraente, considerando os prejuízos que a falta de energia causaria ao país nesse momento. De acordo a Trend Micro, entre 70% e 80% dos ataques feitos no mundo tiveram como alvo o Brasil.